Quantcast
Channel: Daniela Name » Angelo Venosa
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Galerias virtuais no Instagram

$
0
0

 

Foto de André Galhardo de uma das esculturas de Antony Gormley (#GormleynoRio)

Uma caravana fotográfica da rede Instagram no Rio de Janeiro vai registrar amanhã, a partir das 10h, o último dia das exposições de Antony Gormley, no CCBB, e de Angelo Venosa, no MAM, além de visitar as mostras de Suzana Queiroga e Waltercio Caldas na Casa França-Brasil. Organizado pelo perfil @igersrio, o tour começa no CCBB, segue para a França-Brasil, percorre os lugares onde há esculturas de Gormley no alto dos prédios do Centro e chega ao MAM, para a despedida da exposição panorâmica de Venosa.

Galerias virtuais na rede social Instagram vêm catalogando as exposições, os ateliês e alguns dos principais trabalhos de artistas brasileiros.  As hashtags (marcações criadas com o símbolo #, que criam grupos de imagens no aplicativo) têm sido a ferramenta usada para reunir as imagens. O movimento de marcar as fotos é espontâneo, mas vem sendo organizado pelo @igersrio, com colaboração do publicitário e criador André Galhardo, desta que vos fala e também com a participação decisiva dos próprios artistas.

As galerias de Venosa (#angelovenosa #mamrj),  Queiroga (#suzanaqueiroga #ograndeazul) e Raul Mourão (#raulmourao_toquedevagar) têm contado com os artistas ajudando a formar o catálogo, postando seu olhar sobre o próprio trabalho ao lado das imagens de visitantes das exposições, sejam eles ou não pessoas ligadas ao mundo das artes.

As mostras de Ernesto Neto na Leopoldina (#ernestoneto) e os ateliês da fãbrica Bhering (#bhering) começam a ter suas galerias alimentadas, assim como a mostra de Brigida Baltar (#brigidabaltar) nas Cavalariças do Parque Lage. Em São Paulo, a exposição de Adriana Varejão no MAM-SP (#adrianavarejao #mamsp) tem contado com fotos da pintora e também da própria equipe do museu, cujo perfil no Instagram é bastante ativo.

Catalogar é gerar memória e estimular o público a fotografar a obra, rompendo com pudores e transgredindo supostas hierarquias.  É ainda encontrar formas radiais e orgânicas de formação do olhar e de difusão.

Veja abaixo outras imagens das galerias do Instagram:

Clique para ver o slideshow.

+++

Escrevi um texto sobre a exposição de Angelo Venosa no MAM, que termina amanhã. Se quiser ler ou imprimir, clique aqui.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Latest Images





Latest Images